Nossa História

O Rancho da Matinha, teve início em setembro de 1976, com aquisição de uma gleba de terras, localizadas no município de Uberaba, com área de 230 ha. Ao longo dos nove anos seguintes, várias outras glebas foram adquiridas e a fazenda passou a contar com uma área de 1200 ha. Durante este período, a recria e engorda de gado de corte foram as únicas atividades exploradas, conforme havia sido planejado inicialmente. Visando melhorar os resultados econômicos do rancho, a partir de 1985, três ações foram simultaneamente adotadas:

Aumento da capacidade de suporte, através de adoção do sistema de pastejo rotacionado, com utilização de gramíneas melhoradas (coast-cross, transvala, tifton).

Início da criação de cavalos, da raça Quarto de Milha, visando atender ao mercado dos esportes eqüestres, bastante promissor naquela ocasião.

Redução do período médio de recria e engorda, via melhoria da qualidade genética dos animais trabalhados. A fazenda passou a produzir seus próprios garrotes, realizando cruzamentos industriais, utilizando vacas Nelore como base.

A adoção do sistema de pastejo rotacionado obteve grande êxito. A fazenda dobrou sua capacidade de suporte e se tornou modelo, tendo sido bastante visitada por ocasião daq realização de cursos e seminários sobre o assunto.

A criação de Quarto de Milha superou as expectativas mais otimistas. O Rancho da Matinha liderou por dez anos as estatísticas na produção de campeões de Apartação, tendo se tornado sinônimo de qualidade superior no meio quartista. Em 1995 a produção de animais para abate foi substituída pela produção de touros Nelore PO selecionados com base em desempenhos funcionais. Nesta ocasião reforçamos nosso plantel com aquisição de cerca de 400 fêmeas apartadas na cabeceira do criatório marca 71, cuja origem remontava a famosa Fazenda Indiana do Rio de Janeiro.

Após rigoroso processo de seleção, em 1997 estabilizamos nosso rebanho em 600 vacas de alto nível morfológico racial, com os melhores resultados em produção. Estas matrizes foram o ponto de partida para o desenvolvimento do programa de seleção e melhoramento genético do Nelore Matinha.

Em 2001 interrompemos nossa criação de cavalos, passando a concentrar toda a atenção no grande desafio de produzir o "melhor gado de corte brasileiro".



Tangará Pecuária e Participações Ltda.
Rua Epitácio Pessoa, 220,
CEP 38010-290 - Uberaba-MG
Fone: (34) 3312-0030 - Fax: (34) 3312-0922
Fazenda Rancho da Matinha - Uberaba/MG
BR 050 km 153,5 à esquerda + 8 km
Tel: (34)3359-0630

Cadastre-se em nosso banco de email para
receber informações exclusivas de nossos eventos.

nome e-mail